quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas importantíssimas para não desistir

Algumas dicas importantíssimas para não chutar o pau da barraca.


Fico mal-humorada e irritada

> Causa:
você deve estar comendo pouquíssimo carboidrato, que funciona como matéria-prima para a fabricação de serotonina, o neurotransmissor que controla o humor. Além disso, estudos mostraram que cortar radicalmente pães, massas e arroz, como sugere a dieta do dr. Atkins, provoca enjôo e cansaço, o que deixa qualquer uma aborrecida.

> Solução: para emagrecer sem perder o bom humor, inclua carboidrato em todas as refeições. O ideal é que represente entre 45 e 50% das calorias e, de preferência, que venha das massas e cereais integrais, frutas in natura ou secas, verduras e legumes.

2. Sinto muita dor de cabeça


> Causa:
quem se alimenta mal ou faz intervalos muito longos entre as refeições passa por episódios de hipoglicemia (queda nas taxas de açúcar), o que pode causar dor de cabeça.

> Solução:
em vez de só tomar café da manhã, almoçar e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições, comendo a cada três horas para manter o nível adequado de açúcar no sangue.

3. Já no terceiro dia de dieta, estou exausta

> Causa:
falta ferro no cardápio. Sem ele o oxigênio não chega como deveria nas células. Daí, bate sonolência e cansaço.

> Solução: espante a moleza comendo alimentos com ferro. Carne vermelha, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre) e feijão carregam esse mineral, que é melhor absorvido quando consumido junto com itens ricos em vitamina C (laranja, limão).

4. Não consigo me concentrar

> Causa:
pode ser carência de vitaminas do complexo B. Reguladoras do funcionamento do sistema nervoso central, elas são essenciais para manter a memória, a concentração e o raciocínio despertos.

> Solução: comer mais alimentos que contenham vitaminas dessa família. É fácil, já que estão presentes nos grãos integrais (arroz, trigo e aveia) e na carne vermelha.

5. É só parar a dieta e engordo rapidamente

> Causa: você emagrece e volta a comer como antes.

> Solução:
seu corpo precisa de 18 meses, no mínimo, para registrar o novo peso e parar de tentar resgatar os quilos perdidos. Afinal, ele não entende de estética e sim de reservas. Durante esse período – e mesmo depois –, continue praticando os novos hábitos para consolidar o processo de reeducação alimentar. Só assim vai evitar o efeito sanfona e estabelecer a sonhada paz com a balança.
* Fonte: Boa Forma

Um comentário:

  1. Dicas muito boas. Essa da dor de cabeca eh fatal quando faco dieta, vou provar o que vc falou. E a do terceiro dia nao querer seguir eh a minha cara. Obrigado por todos estes conselhos. Parabens.

    ResponderExcluir